símbolo estética

Como se manter no mercado após o coronavírus

Daremos a você 07 dicas para minimizar o estrago em tempos de coronavirus e se manter no mercado.

Não é segredo para ninguém que empreender no Brasil não é uma missão fácil. Além das intermináveis burocracias, complexidade fiscal, pesada carga tributária e todos os problemas diários que os empresários vivem no Brasil, esse ano tivemos uma surpresa desagradável: uma pandemia que veio para desestabilizar muitas empresas.

E com a ausência de uma gestão empresarial eficiente os empresários irão sofrer ainda mais. Então resolvemos dar algumas dicas para sobreviver nesse período, tão atípico, em um mercado oriundo de uma profunda crise.

Como dizem por aí “você já sabe, mas não custa repetir”, então planejar é o único remédio.

Neste momento tão singular temos que ser severamente organizados. Cada centavo deve ser  contabilizado, cada movimento bem pensado, cada atitude estrategicamente posicionada. O dia muda a noite e no outro dia a vida pode estar diferente. Não se engane, tudo pode mudar. Então… Cada passo no seu lugar e esteja sempre bem posicionado para ver tudo antes de todos. Minha mãe já dizia, “Deus nos deu dois ouvidos e uma boca”, então pense bem antes de agir.

Mas o que fazer, como agir, como pensar, o que esperar da incerteza, onde procurar, quem vai me ajudar?
Bem, nestes dias de coronavirus, existem dias de incerteza e outros de muita incerteza. Então, segue m as dicas:


Dica 01 - Manter a operação que pode ser mantida

Desesperar e paralisar completamente não é uma opção, procure alternativas on line, por telefone, home office (trabalho em casa), entrega (delivery), venda pela internet.

Se você tem um bar e tem cerveja em estoque, entregue a cerveja gelada. Se você tem uma loja de rua, disponibilize um telefone celular para os clientes ligarem, envie fotos, faça entregas dos produtos. Qualquer coisa que você vender já ajuda a pagar as contas no fim do mês.

Ser criativo neste momento faz toda a diferença. Ocupe seu tempo pensando em como criar alguma receita para seu negócio.


Dica 02 - Faça um plano de contingenciamento de pessoal


Mapeie as pessoas que tem problemas de saúde como diabetes, hipertensão e problemas respiratórios de uma maneira geral.

Se possível dê férias para parte da equipe, priorizando as pessoas que tem algum problema de saúde, porque seu movimento vai diminuir e você não vai precisar de todos os seus funcionários na ativa, e ainda ganha tempo para decidir o que fazer.

Negocie com seus funcionários folgas a serem repostas em horários alternativos no futuro.

Estamos em época cooperação. Todos devemos ajudar. Não tenha medo de propor acordos para seu funcionários.


Dica 03 - Faça o levantamento de todas as despesas e receitas dos próximos meses

Ter consciência do tamanho da bomba que está na sua mão é fundamental. 

Faça uma lista com todas as suas despesas, separe por tipo de despesas e marque todas que podem ser negociadas, refinanciadas, total ou em partes. Neste momento tudo ajuda.


Dica 04 - Negociação é a palavra de ordem 

Considere que a inadimplência tende a aumentar e que você vai ter que lidar com isso de uma forma que ajude seus clientes, com mais tolerância, sempre negociando.

Os bancos devem renegociar  contratos antigos para que empresários consigam um fôlego. Preste atenção em carências, taxas e juros.

Para ter fôlego financeiro, procure renegociar com seus fornecedores, assim como seu clientes vão renegociar com você.
 
Busque sempre o equilíbrio. Uma coisa acaba compensando a outra. 
 

Dica 05 - Utilize os Incentivos governamentais

O governo anunciou vários incentivos para adiamento de contas e impostos. Se informe com seu contador.

Lembrando sempre que é um adiamento, não se trata de isenção, perdão ou coisa parecida. Você vai ter que pagar e pode pesar no futuro.  Utilize somente se necessário.


Dica 06 - Utilize o tempo para refazer processos, treinar seu pessoal (mesmo on line) e melhorar sua operação

Nada como uma boa calmaria para pensarmos em o que está errado. 

Você pode até pensar que não é o momento de trocar nada, que devemos ficar o mais parado possível para não dar margem para jacaré mal avisado. 

Engano seu. Agora que a coisa para é que colhemos o aprendizado do momento. 

Especialista dizem que o mundo vai ser mais home office do que nunca em um mundo pós o coronavirus. Experimentamos da fruta, e muitos vão gostar.

Agora é hora sim de repensar como sua empresa funciona, como ser mais eficiente, como gastar menos, como se prevenir mais. 

Não perca tempo, gaste seu tempo para melhorar. Nada como uma crise para te fazer enxergar o que já estava na sua frente e você não via. 


Dica 07 - Quem manda na sua vida é o governo 

Pode parecer óbvio mas ter uma perspectiva do retorno da normalidade e do fim das quarentenas e indicações de isolamento social é fundamental, portanto, não perca os pronunciamentos dos governos federais, estaduais e municipais.
 
Bem vindo aos dias onde o sono é um privilégio, onde os passos são contados e quando tossimos as pessoas fogem.

Está pronto para fazer a gestão empresarial do seu negócio? Boa sorte e sucesso!

Aliar Sistemas