Mais acerto na digitação de notas fiscais


A solução do software com inteligência fiscal veio com a experiência de anos visitando periodicamente escritórios de contabilidade, procurando entender as dificuldades que os contadores passam com seus clientes, com o intuito de criar soluções que facilitem o dia a dia, tanto do contador, como dos empresários.

Percebemos durante as visitas que as contabilidades estão divididas em duas categorias:

 

1ª - Contadores assumindo a responsabilidade pela geração dos arquivos digitais SINTEGRA, SPED Fiscal e SPED PIS COFINS.

 

Conversando com alguns donos de contabilidade, estes nos informaram que estão tentando cobrar à parte pela geração dos arquivos e que por terem oferecido o serviço, já foram obrigados a contratar mais pessoas para garantir a entrega dos arquivos. A verdade, segundo eles, é que no "fritar dos ovos" não estão cobrindo seus custos com esta operação e não conseguem voltar atrás, pois, como citei acima, eles estão tentando aumentar o honorário dos clientes cobrando um valor extra por este serviço, mas como podem imaginar, a maior parte dos empresários não aceita esta cobrança.

 

2ª - Contadores que estão orientando seus clientes que a responsabilidade pela geração dos arquivos digitais SINTEGRA, SPED Fiscal e SPED PIS COFINS é do empresário.

 

A grande maioria dos escritórios que visitamos optou por esta alternativa, mas também estão encontrando muitas dificuldades. A maior parte dos clientes, especialmente micro e pequenos empresários, não possuem pessoas qualificadas, com o mínimo de conhecimento contábil necessário, para fazer os lançamentos corretos de NFs de entrada e o cadastro dos dados tributários para emissão de notas de saída.

 

Neste caso o contador acaba recebendo arquivos digitais com muitos erros e, consequentemente, uma sobrecarga para corrigir os arquivos. Se você também enxerga a situação desta forma, ficará surpreso em saber que a Aliar Sistemas, há muitos anos, atua na solução destes problemas. Nossos sistemas de automação comercial, além de ajudar o empresário a controlar seu negócio e atender a demanda fiscal de ECF´s, NFe e NFSe, oferece uma solução simples e eficaz na geração dos arquivos fiscais.

 

Através de milhares de cruzamentos de dados o sistema emite um alerta no momento do lançamento de uma NF, linha por linha dos itens, de possíveis erros, que por distração ou desconhecimento do usuário, esteja com alguma informação inconsistente. Também nas NFs de saída o alerta detecta possíveis erros no cadastro dos dados tributários. Como exemplo podemos citar:

 

Informando o CST 060, não se pode informar alíquota de ICMS. Parece óbvio, mas os outros sistemas aceitam esta digitação;

Restringimos CSTs e modelo de NF por CFOP;

O sistema alterna o comportamento dependendo do regime tributário da empresa;

Apresentamos detalhamento de cálculo de impostos por item com críticas de erros;

Temos uma base de consistências e informações fiscais que já vai com o sistema, e o melhor é que não precisa configurar;

Transformamos CFOPs e CSTs automaticamente na digitação da NF de entrada informando se o produto é para consumo, revenda, etc;

Temos um procedimento de importação do XML da NFe com memória, facilitando digitações futuras.


Estamos evoluindo, a cada dia, analisando mais dados para melhorar o acerto na digitação e emissão de notas fiscais.

 

Agende uma demonstração com nossos consultores, sem compromisso, e conheça a nova geração de sistemas fiscais.

 

Aliar Sistemas