Converse conosco no Whatsapp

Resultados incríveis com uma gestão de vendas bem elaborada

Como uma gestão de vendas bem feita pode potencializar seus resultados?

Quem nunca ouviu dizer que a venda é uma arte e um bom vendedor já nasce com essa aptidão?! Ao meu ver, há um pouco de controvérsia nesse senso comum. Isso porque para ser um bom vendedor o talento somente não basta, o sucesso com as vendas passa necessariamente por planejamento e controle, ou seja, uma gestão de vendas bem feita.

É inegável que as vendas são fundamentais para manter qualquer negócio estabelecido no mercado e em constante posição de crescimento. Mas ainda assim, elas somente não conseguem manter esse resultado por muito tempo, daí a gestão do setor de vendas se torna indispensável para manter o equilíbrio interno da empresa.

No entanto, o que geralmente acontece é que empresários quando estão iniciando seus negócios acreditam ser possível gerenciar as vendas de seus produtos ou serviços de forma muito primária, quase manual. E assim tratam muitos outros setores da empresa.

Para quem almeja um futuro ambicioso para o negócio e anseia pelo crescimento da empresa e aumentar o seu alcance, será obrigatório a profissionalização dos processos. E sabe por quê?

Sem um controle efetivo e que realmente funcione quando a empresa começar a crescer e a clientela aumentar, o problema baterá à sua porta. Como planejar e gerir tantos dados e informações de forma manual? E como garantir que no meio dessa desordem você não deixará de fechar vendas significativas para o desenvolvimento da empresa?

Entendeu agora tamanha a importância de uma gestão de vendas? Por isso, neste artigo vou explicar sobre a gestão de vendas e darei dicas de como implementá-la da melhor forma possível em sua empresa e tudo que envolve o sucesso desse processo. Confira!


Entenda o que é a gestão de vendas

No mundo dos negócios a palavra gestão é constantemente usada, mas o que ela quer dizer? A gestão nada mais é do que a capacidade de administrar todas as questões que envolvem uma tarefa.

Quando aplicado ao contexto da gestão de vendas, o termo pode ser explicado como a administração do setor de vendas de uma empresa, envolvendo todo e qualquer recurso relacionado ao funcionamento do negócio.

Diferente do que muitas pessoas pensam, a gestão de vendas não deve ser preocupação apenas das grandes empresas.

Isso porque, explicando de maneira muito simples, a gestão de vendas ajuda na organização de metas relacionadas a toda a empresa por meio do planejamento, treinamento e gerenciamento de recursos, sendo assim se torna essencial para qualquer tipo de empresa, independentemente do tamanho.

Toda e qualquer empresa deve sim implantar o processo de gestão de vendas, que para ser efetivo e bem feito, passa, obrigatoriamente, pela capacidade de apresentar soluções focadas no esforço de vendas.

E o motivo para isso é óbvio. Se a sua empresa não está vendendo, uma hora ou outra o pior acontece. Mas o que muitos empresários não sabem – ou ignoram – é o fato de que a performance de vendas de um negócio envolve muito mais que ter um bom produto e comercializá-lo.

O processo de vendas para ser efetivo envolve muitos outros detalhes e cuidados, e é aí que surge a necessidade da gestão de vendas.

Pois só por meio dessa gestão você conseguirá identificar as deficiências do setor, corrigir os erros e consequentemente aumentar as vendas e o faturamento.


Principais objetivos da gestão de vendas

Como já falei anteriormente, a principal função da gestão de vendas é otimizar a administração desse setor.

Mas quando se tem uma estratégia de gestão de vendas bem definida, respeitando as especificidades do seu tipo de negócio, esse procedimento ganha outros objetivos, como:

  • Aumentar a produtividade da empresa
  • Aprimorar seu produto ou serviço
  • Conquistar vantagens competitivas no mercado

Assim, com o seu plano de gestão traçado, conforme as necessidades de seu negócio, será possível agir em convergência às metas da empresa para alcançar um crescimento exponencial do setor de vendas, o que irá influenciar toda a empresa.


Como fazer uma gestão de vendas bem feita?

Para iniciar a implementação da gestão de vendas da sua empresa, primeiramente você deverá escolher uma pessoa capaz de planejar e coordenar a equipe de vendas.

Nesse caso você deverá levar em consideração pontos como conhecimentos técnicos e operacionais, assim como o modo que essa pessoa lida com os outros funcionários.

Essa é uma escolha que precisa ser feita de forma criteriosa, pois será deste gestor que o sucesso da sua estratégia de gestão de vendas dependerá.

Além disso, será a atitude e postura dele que motivará ou não a equipe, o que influenciará diretamente na performance das vendas.

O segundo ponto da implementação da gestão de vendas é a flexibilidade. Mudanças poderão ocorrer ao longo do caminho e é necessário que você e sua equipe saibam lidar com essas questões, pois essas mudanças que permitirão o ajuste de ações ineficazes ou caminhos errados.
Uma gestão flexível tem muito mais chances de alcançar resultados incríveis, pois essa flexibilidade lhe dará o benefício de corrigir erros antes que grandes estragos aconteçam.

Dito isso, é hora de pensar no próximo passo: capacitação da equipe.

É fundamental que os funcionários passem por treinamentos e cursos que ofereçam o aprendizado organizacional para que todos trabalhem alinhados às mesmas perspectivas e permita o cumprimento das atividades de forma coerente.

Por fim – mas muito importante – para que a gestão de vendas seja feita de forma a alcançar todos os objetivos desejados, é indispensável que você invista em um software de gestão que processe informações e ofereça métricas suficientes para a análise do processo, apontando acertos e falhas.

Uma opção de ferramenta desse tipo que está conquistando o mercado e é muito indicada pelos clientes é a Aliar Sistemas.

Um software de gestão que compreende as necessidades específicas de cada modelo de negócio para oferecer ao empreendedor uma ferramenta que se adéqua ao seu negócio, facilitando assim a gestão do seu negócio e proporcionando a redução de custos, excelência no atendimento e segurança contábil.


Ferramentas de gestão de vendas

Se o objetivo da gestão de vendas e descomplicar e facilitar a administração do setor, na hora de implementá-la na empresa não pode ser diferente. Nenhuma empresa tem tempo a perder, afinal tempo é dinheiro, por isso o processo de implantação da gestão de vendas não pode ser burocrático ou muito demorado.

Pensando nisso, separamos 4 sugestões de ferramentas simples, mas poderosas, que você pode inserir no seu setor de vendas para fazer esse controle de forma eficiente e sem dificuldade de adaptação da equipe.

Conheça abaixo as ferramentas em um breve resumo e entenda quais são as mais úteis para o seu tipo de negócio:


Mapa de oportunidade

Esta ferramenta nada mais é que um controle visual importante para identificar lacunas de oportunidades. Por meio desse mapa é possível entender a relação de clientes x produtos ou serviços comprados ou que ainda possam ser comercializados. O ponto alto desta ferramenta é que é simples e instiga o vendedor a sair da sua zona de conforto.


Agenda produtiva

Uma agenda realmente útil é aquela que evita a perda de tempo e dispersão. Assim, a agenda produtiva é uma ferramenta muito valiosa se combinada ao mapa de oportunidades, pois permite ao vendedor criar mais compromissos que convergem ao cumprimento das metas.


Funil de vendas – ou pipeline

Essa ferramenta simula e ilustra o processo de vendas a partir de um funil. O topo diz respeito aos clientes em potencial, o meio do funil refere-se à qualificação dos clientes potenciais a partir do contato inicial em que se levanta informações relevantes para o fechamento da venda.

Se ao final do funil não houver nenhum negócio fechado, a ferramenta também servirá como um termômetro que apontará erros no processo. E permitirá que ações sejam traçadas com o objetivo de despertar interesse nos potenciais clientes e realizar vendas.


Previsão de vendas

Vendedores de sucesso têm muito bem controlado em que período será realizada determinada venda para um certo cliente. Se a sua equipe ainda não tem esse planejamento muito bem alinhado é hora de começar a fazê-lo.

Essa iniciativa ajuda o setor de vendas a ter previsões mais assertivas, o que permitirá a empresa programar investimentos em estoque e demais necessidades do seu modelo de venda e entrega.


Conclusão

Chegamos ao final desse texto, e a lição principal que fica é que, no final das contas, a maior parte dos os esforços da sua empresa para garantir lucratividade, são voltados às vendas. E é por isso que se faz tão necessária a gestão eficiente desta área.

O objetivo de hoje é para que você entenda, de uma vez por todas, o que é e como funciona a gestão de vendas para empresas, independentemente do seu tamanho.

Por fim, fica o aprendizado de que seja a sua empresa pequena ou grande, um software de gestão é investimento obrigatório para que seu setor de vendas obtenha sucesso.

De forma simples, na hora de optar por uma ferramenta, o ideal é que escolha aquela que tenha recursos essenciais para uma boa gestão de vendas, como controle de estoque, gerenciamento financeiro, emissão de nota fiscal e outros.



Aliar, o sistema de gestão perfeito para a sua empresa. 

Aliar Sistemas